Por que usar Mapas Mentais

Mapas Mentais

O que são Mapas Mentais?

Mapa mental é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual;

O Mapa Mental é um recurso que canaliza a criatividade, porque utiliza todas as habilidades a ela relacionadas, sobretudo a imaginação, a associação de ideias e a flexibilidade. Tony Buzan

Tony Buzan nasceu em 1942 e se formou na universidade British Columbia em 1964. Enquanto ele desenvolvia seu conhecimento sobre a mente humana, ele estudou psicologia, Neuropsicologia, Neurolinguística, semântica, informação, percepção e ciências gerais.

Em 1971, Tony Percebeu que um novo computador vinha com um manual de 1000 páginas enquanto humanos nasceram com um cérebro bilhões de vezes mais poderosos que 1 computador, mas sem um manual.

Foi então que começou a visualizar um manual de operação para o cérebro e os conceitos de Pensamento Radiante e Mapas Mentais começaram a surgir.

Na escola, passei milhares de horas aprendendo matemática. Milhares de  horas aprendendo linguagem e literatura. Milhares de horas em ciências,  geografia e história. Então me perguntei: quantas horas passei  aprendendo como  minha memória funciona? Quantas horas passei  aprendendo como meus olhos funcionam? Quantas horas aprendendo como  aprender? Quantas horas aprendendo como meu cérebro funciona? Quantas  horas aprendendo sobre a natureza do meu pensamento e como ele afeta o  meu corpo? E a reposta foi: nenhuma, nenhuma, nenhuma… Tony Buzan

Hoje, Tony Buzan já publicou mais de 20 livros sobre a mente humana, criatividade e aprendizagem e em minha opinião é o mais experiente expert na área.

Você pode experimentar os benefícios dos Mapas Mentais em quase tudo que você faz inclusive em se preparar para provas e concursos. Ele te ajudará a alcançar mais rápido a aprovação no concurso que você deseja.

Bem, eu tenho usado essa técnica por alguns anos. Durante a minha preparação para concursos e eu a usei o tempo todo depois que aprendi como fazê-lo e passei a usar em quase todo projeto que tenho ainda hoje. Acredito que tenha aprendido e me beneficiado Muito com eles e por isso sinto que deveria compartilhar esse conhecimento com o máximo de pessoas que pudesse. Se esse conteúdo for bom para você, peço que me ajude alcançar meu objetivo compartilhando com quem você gosta.

E por que dedicar tempo a aprender a usar Mapas Mentais se na minha vida de estudante de nunca tive essa necessidade?

Porque agora você está enfrentando um desafio muito maior que ser aprovado no colégio ou no vestibular, mesmo que o seja em uma universidade pública.

As vantagens de se estudar por Mapas Mentais se apresentam nos vários momentos do aprendizado e também ao fazer a aprova. Vou dividi-los para deixar mais claro a explicação.

Aprendizado Inicial

Essa é o momento em qual você entra em contato pela primeira vez com uma determinada matéria. Nessa fase, usando Mapas Mentais você pode organizar o conteúdo. Não precisa ser perfeccionista. Essa é uma fase de produção de rascunhos de Mapas. Eles serão aperfeiçoados a cada nova revisão, pois são muito flexíveis.

Fazendo assim, você colherá os seguintes benefícios, pois os Mapas Mentais:

  1. Desenvolvem a busca e a percepção de múltiplos aspectos de um assunto;
  2. Estimulam a visão de uma ideia em um contexto mais amplo, ao invés de isolada, proporcionando uma compreensão mais abrangente;
  3. Desenvolve a habilidade de pensar por relações, uma das bases do pensamento sistêmico;
  4. Desenvolvem as habilidades tanto de síntese quanto de análise, incluindo a estruturação de tópicos em categorias;
  5. Permite tanto uma visão geral quanto uma detalhada dos assuntos;
  6. Permite representar informações por meio de ligações e assim tornar a informação mais simples e coesa evitando repetições desnecessárias;
  7. Por serem visuais e coloridos, são mais atraentes e despertam maior interesse aumentando a concentração;
  8. Mantém a pessoa no controle de grandes quantidades de informação e assim reduzem ou eliminam o estresse causado por excesso de informação desorganizada;
  9. Expandem o grau de segurança, tranquilidade, autoestima, autoconfiança e senso de capacidade. Assim potencializa o estudando para naturalmente aceitar desafios maiores.
  10. Estimulam a liberdade de pensamento e consequentemente a criatividade;

Resolução de exercícios

Normalmente após o contato inicial com um assunto, passamos a resolver exercícios sobre o tema. Nesse momento o uso de Mapas Mentais pode fazer que acertemos mais questões pois os Mapas Mentais:

  1. Desenvolvem a objetividade filtrando ideias que não se encaixam no todo ou que não são essenciais.
  2. Aumentam nosso poder de inferência e assim um assunto, passamos a necessitar de muito menos informação memorizada.

Revisões

Revisões são atividades fundamentais para o aprendizado. Saber fazer revisões é em milhares de casos, a diferença entre aprovação e reprovação.

O uso de Mapas Mentais são um diferencial, pois eles:

  1. Fazem com que as revisões se tornem até 8 x mais rápidas, resultando em aprendizado muito mais eficiente.
  2. Facilitam a memorização e a lembrança por serem organizados, conter imagens e somente ideias essenciais.
  3. Permitem, devido a sua flexibilidade de modificação:
    1. Melhoria contínua – Se durante uma revisão surgir a necessidade de adicionar um novo conceito ou adaptar algo já existente, será muito simples.
    2. Aprendizado não Linear – Permite armazenar informações advindas de um aprendizado não linear, que é a forma que mais aprendemos.
    3. Aprendizado em níveis – O assunto pode ser aprendido de uma forma geral abordando todos os conceitos mais importantes em um primeiro estudo. Em estudos subsequentes mais detalhes podem ser adicionados aos Mapas de forma que o conhecimento fique mais detalhado.
  4. Permite facilidade em se desenvolver um modelo de revisão controlado por grau de conhecimento por permitir uma visão geral sobre o que se sabe e não se sabe além da possibilidade de marcas os nós por meio de marcadores de conhecimento;

Na Prova

Com todas as vantagens acima mencionadas a hora da prova vai ficar bem menos complicada. A prática de uso de Mapas Mentais facilitará a aplicação do conhecimento por serem uma representação mais próxima da que é utilizada mentalmente.

Você também ficará mais tranquilo, veloz e com respostas mais assertivas.

E você? Acha que eles são realmente eficientes?

Powered by WordPress. Designed by WooThemes

Acelere sua Aprovação

Descubra Técnicas Comprovadas para Acelerar sua Aprovação!

Não fazemos Spam