Dicas de estudo: 10 técnicas para sua aprovação

a2

Para você se tornar um Concurseiro Ninja um dos passos mais importantes é conseguir aumentar a sua produtividade. Como anda a sua? Que tal algumas dicas de estudo? Não é segredo para ninguém que a concorrência aumenta a cada dia e para conseguir a tão sonhada aprovação é preciso muito foco e determinação. Para destacar-se, você deve aprender mais e mais rápido, deixando todas as distrações de lado! Separamos algumas dicas de estudo que podem te ajudar nesse caminho, fazendo a sua produtividade aumentar exponencialmente! Segue algumas dicas de estudo:

Dicas de estudo nº1 – Esqueça que você tem um celular: não tem nada que tire mais a sua concentração do que o celular.

Aplicativos apitando com atualizações de 3 em 3 minutos, mensagem ou ligações recebidas… Os celulares são uma fábrica de distração! Por isso, antes de começar os estudos, certifique-se de que você não vai cair na armadilha de ficar mexendo no celular a todo o momento. Para isso, o jeito mais seguro e completamente infalível é um só: deixá-lo longe. Que tal experimentar essa tática durante o próximo estudo?

Dicas de estudo nº2 – Nada de dar aquela olhadinha rápida nas mídias sociais:

Essa é uma dicas de estudo muito importante. sabe quando você para de estudar e diz para si mesmo “vou dar uma olhadinha no Facebook, não vou gastar nem 3 minutos”. Pare tentar se enganar. Todo mundo sabe que aquela olhadinha despretensiosa pode muito bem se transformar em uma pausa de horas. Ou seja: é melhor evitar entrar nas suas redes sociais durante o período sagrado de estudo. Separe o seu momento de lazer do seu momento de aprendizado e torne isso um hábito.

Dicas de estudo nº3 – Saiba dizer não:

É preciso saber dizer não e fazer algumas escolhas difíceis quando se quer alcançar um objetivo final. Quando estiver se preparando para a prova de um concurso público, você terá que dizer não para convites de amigos e familiares, por exemplo. O seu tempo é precioso e com certeza, você será recompensado em um futuro bem próximo.

Dicas de estudo nº4 – Faça pausas frequentes:

Nenhum concurseiro é super herói! Todo mundo precisa de um descanso e não consegue ficar inteiramente focado durante muitas horas seguidas. Por isso, aposte nas pausas rápidas e frequentes para manter a sua capacidade de aprendizado em alta. Parar um pouco agora pode significar aprender muito mais depois.

Dicas de estudo nº5 – Utilize mapas mentais:

Os mapas mentais podem ser extremamente úteis para fazer você reter informação com mais facilidade e manter-se produtivo durante o aprendizado, afinal, você deve ir construindo-o à medida que o conteúdo vai sendo visualizado. Ou seja: você é obrigado a prestar atenção se deseja construir um mapa mental que seja efetivo.

Dicas de estudo nº6 – Visualize o produto final:

Essa é a última de nossas dicas de estudo de hoje. Por vezes, você se pega desmotivado e querendo desistir de tudo? Quando o desânimo bater, lembre das suas motivações e da sua meta. Visualize como será bom alcançá-la e todos os benefícios que terá quando conseguir a sua aprovação.

Dicas de estudo nº7 – Saiba identificar e focar no que é mais importante:

No livro “7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, Stephen Covey apresenta o seguinte modelo:

dicas-de-estudo 

Dicas de estudo

Os exemplos utilizados são bastante descritivos e explicativos. Faça uma reflexão e veja como você vem gastando o seu tempo. Em geral, temos a tendência em nos concentrarmos nos quadrantes III e IV, gastando uma grande quantidade de horas em atividades que não são, de fato, importantes. O quadrante I também não deve ser uma constante na vida de nenhum concurseiro, já que se você sempre precisar resolver coisas importantes e urgentes, ficará sem energia alguma em médio prazo. Por isso, o ideal, é tentar se planejar e foca no quadrante II. Analise o que precisa ser feito e sempre reflita sobre a urgência e a importância de cada ação, pra então, definir as suas prioridades. O tempo é um recurso muito valioso para ser desperdiçado!

Dicas de estudo nº8 – Use ferramentas para aumentar a produtividade:

Para se tornar mais rápido e efetivo, o uso de ferramentas pode ser um grande diferencial. É importante preocupar-se e apostar no seu autoconhecimento, pois é por meio dele que você vai descobrir o que mais funciona. De lista de tarefas simples e intuitivas até aplicativos que bloqueiam o seu feed de notícias no Facebook, existe uma variedade imensa de ferramentas que podem te ajudar a aumentar a produtividade. É só você saber escolhê-las!

Dicas de estudo nº9 – Experimente a Técnica do Pomodoro:

Ficar focado durante os estudos em um período específico de tempo, fazendo curtas pausas para descanso, vai aumentar a sua capacidade de se concentrar e, consequentemente, de absorver o conteúdo. A técnica é super fácil de ser aplicada no dia a dia: tudo o que você precisa é de um relógio para marcar os pomodoros: estude por 25 minutes e faça uma pausa de 5 minutos.

Dicas de estudo nº10 -Faça as perguntas certas:

Ser aprovado em um concurso público exige muito foco e determinação. Nesse caminho, é importante que você sempre se questione sobre suas motivações, modo de pensar e aprender. Na correria, paramos pouco tempo para ouvir o que estamos sentindo, mas refletir é importante. Talvez você até se surpreenda descobrindo que o tempo que demandava para certas atividades não estava gerando nenhum resultado para a sua vida, mas somente gastando o seu tempo. É difícil, mas não caia na tentação de entrar no piloto automático!

Gostou das dicas de estudo do Concurseiro Ninja? Deixe um comentário abaixo e compartilhe com seus amigos.

Powered by WordPress. Designed by WooThemes

Acelere sua Aprovação

Descubra Técnicas Comprovadas para Acelerar sua Aprovação!

Não fazemos Spam