Como se concentrar para estudar – Técnica Prática!

Como se concentrar para estudar é uma pergunta muito comum e manter-se completamente focado na hora de estudar é um grande desafio que precisa ser vencido por quem quer ser aprovado em um concurso público. O aumento da competitividade exige que as horas de estudo sejam cada vez mais efetivas e realmente eficazes. E nesse contexto, o grande número de distrações a que estamos submetidos parece tornar tudo isso ainda mais difícil. Identificou-se com essa história?

Pois é. Foi pensando em ajudar a aumentar a sua efetividade que o Concurseiro Ninja decidiu escrever sobre a Técnica do Pomodoro para mostrar como se concentrar para estudar. Você já ouviu falar? Ela foi criada pelo italiano Francesco Cirillo no final dos anos 80 e pode ser usada para fazer com que você consiga manter o foco durante os estudos, mas como toda técnica, para dar certo, exige muita disciplina pessoal e comprometimento. Nesse método de gerenciamento de tempo, um cronômetro é usado para dividir o que deve ser feito em períodos de 25 minutos, os chamados “pomodoros”. Na hora dos estudos, essa divisão auxilia na manutenção do foco total e a diminuição da ansiedade durante cada pomodoro.

Como se concentrar para estudar é um desafio, analisemos os fundamentos por trás da Técnica do Pomodoro

Durante os seus estudos, Francesco Cirillo, começou a questionar-se se todo aquele tempo que passava se dedicando era mesmo efetivo e o fazia aprender. Para analisar a sua produtividade, ele decidiu usar um timer para cronometrar todo o tempo em que passava realmente focado no aprendizado. Durante a experiência, Francesco percebeu que fazia várias pausas ao longo dos estudos, perdendo muito tempo útil e deixando-o ansioso. A partir daí, ele viu que precisaria de um método mais efetivo, que lhe proporcionasse disciplina e concentração. Foi assim que ele começou a listar todas as tarefas que deveria concluir e dividi-las em períodos de 25 minutos, com pausas programas de apenas 5 minutos.

Como se concentrar para estudar era uma dificuldade não apenas para ele, decidiu compartilhar sua descoberta. Mas, antes de divulgar a Técnica do Pomodoro como um método de estudo e gerenciamento de tempo, em 1992, ele a testou por alguns anos e observou que os resultados de seus estudos eram realmente muito mais positivos.

Como se concentrar para estudar é um desafio, que tal colocar a mão na massa?

O que você vai precisar?

Uma das grandes vantagens da Técnica do Pomodoro é que ela é muito simples de ser aplicada. Para começar, basta ter em mãos:

  • Um cronômetro;
  • Uma folha de papel ou caderno de anotações;
  • Caneta.
  • Ou se preferir, você também pode contar com a ajuda do Pomodoro App, que faz tudo por você!

Como se concentrar para estudar usando essa técnica na prática?

Antes de começar a aplicar a Técnica do Pomodoro, é importante que planeje as matérias que deve estudar durante o dia, dividindo-as em períodos de estudo de 25 minutos e anotando-as em um papel ou caderno. Depois disso, você vai estar pronto para começar! Basta seguir estes passos:

  • Estude por 25 minutos sem parar e descanse durante 5 minutos;
  • Repita isso durante quatro Pomodoros (4 períodos de foco durante 25 minutos);
  • Depois, faça uma pausa maior.

Você deve escrever tudo o que precisa fazer e quando for concluindo cada tarefa, marque um “x” ao seu lado. Se no meio de um Pomodoro tiver vontade de fazer alguma outra coisa, anote-a e realize apenas quando o seu período de foco terminar.

A técnica costuma ser muito efetiva por que:

  • Te obriga a anotar tudo o que vai fazer;
  • Define períodos de tempo para a realização de cada tarefa, tornando a pressão uma ótima aliada;
  • Faz você descansar periodicamente para que a sua produtividade não caia;
  • Permite que você visualize quais são as prioridades de forma mais fácil e faz com que dificilmente algo seja esquecido, pelo simples fato de que tudo está anotado;
  • Mantém a sua motivação em alta, pois você acompanha o desenvolvimento do seu trabalho;

É muito simples de ser executada.

Gostou da nossa dica? Que tal aumentar o seu foco nos estudos com a Técnica do Pomodoro hoje mesmo?

Já conhecia e usava a técnica? Como se concentrar para estudar deve ser um desafio para você também nos dedicamos a deixar claro como usar a técnica. Conta para gente a sua experiência com o método!

Powered by WordPress. Designed by WooThemes

Acelere sua Aprovação

Descubra Técnicas Comprovadas para Acelerar sua Aprovação!

Não fazemos Spam