Como passar em concurso público multiplicando a sua concentração

Não existe concurseiro que não saiba da importância em se manter concentrado para atingir os seus objetivos e conseguir a aprovação. Afinal, um cérebro disperso não consegue absorver informações de forma efetiva. Você quer saber como passar em concurso público com mais facilidade aumentando os seus níveis de concentração?

como passar em concurso público

Então prepare-se para as minhas dicas! Já adianto que será preciso força de vontade e muita disciplina na hora de colocar os pequenos exercícios de concentração que sugiro em prática. Não existem milagres, e eles só funcionam se aplicados com frequência e de forma correta, por pelo menos duas semanas. O ideal é que você procure se exercitar todos os dias fora do seu horário de estudo e como as atividades que serão propostas são para a mente, podem ser feitas em qualquer lugar: na fila do supermercado, na recepção do consultório médico ou no engarrafamento. Mas antes de descobrir quais são estes exercícios, você vai conferir quais são os erros mais comuns que te impedem de manter a concentração em alta e descobrir como passar em concurso público.

Como passar em concurso público – Os 3 erros fatais que atrapalham a sua concentração

  • Na hora da aquisição da informação: seja durante a leitura ou escutando uma vídeo-aula, durante a entrada da informação, existem basicamente duas maneiras de perder a concentração. Uma é quando o seu cérebro faz tudo devagar demais, sobrando tempo para você começar a devanear. A outra é quando você perde a possibilidade de compreensão por fazer tudo muito rápido, é quando está lendo tão rápido que não entende nada, por exemplo.
  • Não mensurar o desempenho: sabe quando você sente que está estudando por estudar, sem saber para onde está indo? Pois é, isto é péssimo para a sua concentração, que tem um melhor desempenho quando você tem objetivos claros. Além disso, medir o desempenho baseado nos seus objetivos finais ajuda bastante. Algumas ideias são medir a velocidade de leitura ou a quantidade de acertos em uma prova simulada.
  • Se forçar a estudar tempo demais: este é um erro muito comum em pessoas que são tipicamente bons estudantes e aprendizes. Elas têm medo de perder a concentração e sempre falam “quando eu pego algo para estudar tenho que ir até o fim”. Essa prática é extremamente cansativa e ineficiente no ponto de vista da aprendizagem. Uma pessoa cansada não consegue se concentrar e, consequentemente, não consegue aprender. E é inevitável: depois de algum tempo, o cérebro não absorve mais nada ou muito pouco. Por isso, conforme-se: é irreal achar que passar horas e horas estudando é efetivo.

Como passar em concurso público – Exercícios de concentração

Agora que você já conhece quais são os principais erros na hora de tentar se manter concentrado, confira alguns exercícios que vão te ajudar:

EXERCÍCIO 1: pegue um relógio analógico e espere o ponteiro dos segundos passar pela posição das 12h. Quando isso acontecer, passe a acompanhar o ponteiro mentalmente pelos segundos, contando-os. Assim que algum outro pensamento invadir a sua mente pare a contagem e espere que o ponteiro chegue até a marca das 12h para recomeçar. Parece simples, mas no início, você provavelmente não vai passar dos cinco segundos. É normal. O seu objetivo é que com o passar dos dias, o tempo que você passa concentrado somente fazendo a contagem aumente. Para dar certo, é muito importante que você não se engane e nem tenha preguiça para recomeçar assim que um pensamento diferente da contagem vier à tona.

EXERCÍCIO 2: mentalmente, vá diminuindo o número 100, de dois em dois. De 100 para 98, depois para 96, para 94 e assim sucessivamente. A instrução é basicamente a mesma do exercício anterior: se pensar algo diferente da contagem, recomece a partir do 100. Conforme forem passando os dias, você pode aumentar a dificuldade da atividade, diminuindo de três em três ou de sete em sete, por exemplo. Existem especialistas que conseguem começar do 1000 e zerar a contagem com o rádio ligado. Estes devem ser mestres da concentração, não é mesmo? Obviamente, você não precisa chegar nesse nível, mas quanto mais puder alcançar, melhor será para a sua concentração.

EXERCÍCIO 3: se você é um concurseiro que anda muito a pé na rua, esse exercício é perfeito para você. Ao caminhar, conte os seus passos. Para começar, pode ir até o de número 100 e depois, ir aumentando.

O jogo DingDong: talvez você já tenha brincado de dingdong e nunca tenha percebido que o famoso joguinho pode ser uma grande arma para a sua concentração. Para brincar sozinho, basta que você estipule uma regra antes de começar a fazer a contagem de numerais. Por exemplo: subistituir os múltipos de 5 por “ding” e os múltiplos de 7 por “dong”. Assim, na hora em que for fazer a contagem mentalmente, deve repetir: 1, 2, 3, 4, ding, 5, dong, 11, 12, 13, dong, ding… Entendeu? E mais pra frente, vai ficando um pouco mais complicado: quando o número 25 aparecer, por exemplo, você deve falar ding-ding, porque 25 é o número 5 vezes 5. Já no 35, o correto é ding-dong, pois é 5 vezes 7.

Montar quebra cabeças: eles são um ótimo passatempo para quem quer melhorar a sua concentração de forma mais leve e divertida. Na hora de montar um quebra cabeça o objetivo é muito claro e atingi-lo só depende do seu nível de concentração. Comece pelos menores, com até 500 peças e vá aumentando gradativamente.

Resolver Sudoku: este passatempo é muito recomendado por especialistas porque exige concentração, planejamento, flexibilidade mental e lógica. Segundo estudo feito na Irlanda com 3000 pessoas, os idosos conseguem rejuvenescer o cérebro em até 14 anos resolvendo sudoku.

sodoku

Comece pelos mais fáceis e aos poucos, aumente a dificuldade. Você pode encontrá-los na internet e nas bancas de jornal, que vendem milhares de revistas de diversos níveis.

Como passar em concurso público – Dicas práticas para melhorar a concentração durante os estudos

dicas para aumentas a concentração

Além dos exercícios que sugeri, também separei algumas dicas mais práticas para que você aplique no dia a dia durante os estudos e melhore a concentração:

Durante a leitura: idealmente, ela tem que ser um pouco mais rápida do que o seu ritmo de conforto para você não tenha tempo de ficar com a cabeça vazia e pensar em outras coisas. Ao mesmo tempo, ele também tem que ser menor do que aquele ponto em que nada é entendido. Preste atenção para conseguir chegar ao ponto certo. Autoconhecimento é fundamental e faz você descobrir coisas essenciais para descobrir como passar em concurso público.

Ao ouvir vídeo aulas: acelerar o áudio do vídeo em1x e meia vai fazer com que a sua mente fique presa no conteúdo. A minha dica para fazer isso é utilizar o programa VLC Player. Depois que abrir a vídeo aula por lá, basta mexer na sua velocidade de reprodução. É claro que a velocidade vai depender da sua habilidade de acompanhar e do tipo de coisa que está ouvindo:em coisas familiares, acelere o ritmo; nascoisas novas, diminuia. O importante é manter uma velocidade que não dê espaço para a sua cabeça ficar pensando em outras coisas.

Para estudar no computador: crie uma segunda conta no computador que não tenha nada que vá te distrair. Sem Facebook, email ou outras redes sociais. Isto funciona muito e aumenta a sua concentração exponencialmente!

O que você achou das nossas dicas de como passar em concurso público aumentando a sua concentração? Que tal começar a fazer os exercícios e dividir a sua experiência nos comentários aqui do blog? Estamos esperando os seus feedbacks!

Powered by WordPress. Designed by WooThemes

Acelere sua Aprovação

Descubra Técnicas Comprovadas para Acelerar sua Aprovação!

Não fazemos Spam