Como fazer prova do CESPE

Muitos concurseiros precisam de dicas quando o assunto é como fazer prova do CESPE. A grande maioria tem dúvidas de como se comportar diante do sistema de certo ou errado, em que só é possível escolher entre estas duas opções em um gabarito que vem somente com as letras “C” e “E”, como podemos observar no exemplo abaixo:

como fazer prova do cespe

Na hora da correção o sistema do CESPE é o certo ou errado tradicional. As questões que forem gabaritadas correspondem a um ponto ganho; as questões erradas fazem você perder um ponto e as questões deixadas em branco (para deixá-las em branco basta preencher as duas opções no cartão de resposta ou não marcar nenhuma) são neutras, ou seja, não te fazem ganhar e nem perder pontos. São 120 afirmativas por prova, tendo somente estas opções como resposta.

O sistema diferente de pontuação causa muita tensão em concurseiros de primeira viagem, que ainda não fizeram nenhuma prova da banca, mas também podem deixar até mesmo os mais experientes nervosos e confusos: “Devo arriscar chutar essa questão e perder pontos que são tão valiosos?”; “Será que eu estou deixando uma grande quantidade de questões em branco e perdendo a chance de ser aprovado?”.

Para diminuir as suas dúvidas e fazer você ganhar mais pontos com as minhas dicas, criei este manual muito objetivo de como fazer prova do CESPE. Leia tudo com muita atenção e capacite-se rumo à aprovação.

Como fazer prova do CESPE – Conheça o gabarito 

Analisando provas anteriores do CESPE, é possível observar que em uma prova de 120 questões, muito possivelmente, 60 vão ter como gabarito a resposta “certa” e as outras 60, “errado”. Essa divisão tem sido observada ao longo das últimas provas da banca e quando existe alguma diferença para algum dos lados, ela é muito pequena, como 58 “C” e 62 “E”. Na prova da Caixa, por exemplo, temos 50 itens de Conhecimentos Básicos e 70 de Específicos. Neste caso, a tendência é que o gabarito tenha 25 “C” e 25 “E”, em Básicos e 35 “C” e 35 “E”, em Específicos. Entendeu?

Partindo desse pressuposto de igualdade no gabarito, se você chutar TUDO, a prova inteira, a probabilidade é que você acerte a metade das questões. Ou seja, quando acertar uma questão e errar a outra, os pontos irão se anular, fazendo com que a sua nota final seja zero. Se você acertar 60 e errar 60, você vai zerar a prova. E não é o que queremos, certo? Por isso, fique atento às minhas próximas dicas.

Como fazer prova do CESPE – “Vou deixar em branco tudo o que eu não sei”

Tenha muito cuidado com isso! O que tem que ser percebido é o seguinte: você está fazendo uma prova para a qual estudou, se dedicou e vai estar tenso, nervoso. Isto é um fato, independente do quão calmo você seja, afinal, conseguir ser aprovado é muito importante para a sua vida. E qual é a tendência do candidato em uma prova dessa? Ele lê a primeira questão, acha que está em dúvida, deixa em branco; lê a segunda questão, pensa “Ai, não sei, não tenho certeza, estou inseguro”, e deixa em branco. Quando chega ao final da prova, o concurseiro percebe que deixou 60 questões em branco. E se isso acontecer, sabe quando o resultado vai ser positivo? Nunca!

Por mais que você acerte as outras questões, não vai ter pontuação suficiente para entrar. Em uma prova de 120 questões, um ótimo resultado é alcançar 85, 90 pontos líquidos, já tirando os erros. Pra atingir essa meta, o ideal é que você deixe somente 10 questões em branco. Lembre-se que você tem que calcular e saber que algumas das questões respondidas “com 100% de certeza” estarão erradas.

Como fazer prova do CESPE – Solução #1

Ao começar a prova, faça primeiro todas as questões que considera que sabe e já vá marcando as respostas no gabarito. Depois disso, você vai começar a diferenciar as questões que não sabe daquelas que está em dúvida. E existe uma diferença grande entre as duas. Em uma questão com somente duas opções “C” ou “E” as chances de acertar já são de 50%. Se você estudou a matéria e tem algum conhecimento prévio do assunto, ainda que tenha dúvidas, sua chance é ainda maior do que 50%. Estes 50% são apenas para quem não tem conhecimento algum sobre o tema, faz sentido? Por isso, se 10 questões te causam dúvida, a probabilidade é que você acerte muito mais do que erre. Então, vale a pena arriscar e você não pode amarelar. Muitas vezes, a dúvida vai ser somente uma insegurança e a tensão na hora da prova. Ou seja, se estiver em dúvida, pode confiar e marcar a questão no gabarito. Não deixe em branco! Se não, você não vai conseguir pontuação suficiente para entrar.

como fazer prova do cespe

Como fazer prova do CESPE – Solução #2

Agora, sabe aquelas questões que você julgou não saber seguindo o procedimento que sugeri no item Solução #1? Essas são aquelas afirmativas de um assunto que você não tem a menor ideia, nunca estudou ou então, uma questão de matemática e raciocínio lógico que você não teve tempo de resolver. Nesse caso, se realmente não sabe, deixe em branco, para não ganhar e nem perder.

Ou seja, pense nessa lógica de como fazer prova do CESPE:

Insegurança e dúvida = marcar todas as questões

Não sei mesmo, não estudei ou não deu tempo de resolver a questão = deixar em branco

“Mas, Alex, eu gosto de arriscar, prefiro ir pro tudo ou nada do que não conseguir, quero marcar todas as questões dessa prova.”

Beleza! Então vamos aumentar a sua assertividade nas questões em que não tiver a menor ideia de qual é o gabarito. Depois que você marcar as questões que tinha certeza e as que estava em dúvida, a seguinte análise deverá ser feita:

– Eu estou fazendo uma prova com 120 questões;

– Tenho 100 questões marcadas no gabarito e 20 em branco;

– Das 100 questões que estão no cartão de resposta, são 60 “C” e 40 “E”;

– Estatisticamente e com base na análise de provas anteriores, como já vimos anteriormente, o gabarito irá ter 60 itens corretos e 60 itens errados;

– Se você deixar todas as 20 questões em branco, terá 0 pontos, mas se pegá-las e marcá-las como erradas, a chance de você entrar no gabarito de opções erradas é muito grande. E pense bem: se destas, 15 forem mesmo erradas e 5 certas, você fica com um saldo positivo de 10 pontos.

Ou seja, um candidato que arriscou pode ganhar pontos que fazem total diferença no final. Por isso, a melhor coisa para se fazer depois de ter marcado as respostas que você sabe e as duvidosas, é observar o gabarito e a porcentagem de respostas “C” e “E” já marcadas. Caso um dos lados tenha uma quantidade muito maior, você deve pegar as questões em branco e marcar como resposta a opção do lado em que está em desvantagem.

“E isso funciona mesmo?”

Bom, a única coisa que posso te dizer neste ponto é: teste! Entre no site do CESPE, baixe as provas anteriores e faça a prova inteira aplicando estas dicas. Pegue provas do TRT, do TRE, do MPU, enfim, provas diversas, porque a melhor forma de estudar, além de ter a teoria, é fazer provas anteriores.

como fazer prova do cespe

É testar e comparar:

– Marcando somente as que eu tinha certeza, quantos pontos eu fiz?

– E marcando as que eu tinha certeza e as que eu estava em dúvida?

– E se eu tivesse marcado inclusive as que eu teria deixado em branco, utilizando a técnica de marcar a opção que menos aparecia no gabarito? Eu teria ganhado mais pontos?

Espero que com estas dicas de como fazer prova do CESPE, você se sinta mais seguro. Depois que realizar os testes fazendo as provas, não se esqueça de vir aqui no blog contar como foi a sua experiência. Estamos te esperando!

, , ,

  • Boa tarde. Acabei de encontrar sua página graças ao google e você poderia me informar se ainda está em funcionamento, porque não achei algumas informações. Será que é problema no meu navegador? Obrigado. Aguardo resposta.

Powered by WordPress. Designed by WooThemes

Acelere sua Aprovação

Descubra Técnicas Comprovadas para Acelerar sua Aprovação!

Não fazemos Spam