Como estudar em casa: evite os Erros Fatais que a maioria comete

Conseguir encontrar e organizar o ambiente perfeito para os estudos é essencial para o sucesso de qualquer concurseiro. A tarefa pode parecer simples e muito fácil, mas para quem precisa se concentrar, passando um longo período de tempo em um mesmo lugar, ela acaba se tornando um desafio em que os detalhes fazem toda a diferença. Para te ajudar a descobrir como estudar em casa, organizando o ambiente da melhor maneira possível, e acabar com as suas dúvidas a respeito do tema, separei algumas dicas:

Como estudar em casa – A cadeira perfeita

Você está acostumado a sentar na sua cadeira de plástico da cozinha? Ou naquela de madeira que fica na sala? Não sabe como estudar em casa sem ter um lugar em que se sinta confortável? Se respondeu “sim” para estas perguntas, provavelmente você perde a concentração algumas vezes durante o estudo, por conta de dores nas costas ou no pescoço. É para evitar esses incômodos e problemas de postura, que a sua cadeira deve ser a mais confortável possível. Mesmo que precise gastar um bom dinheiro para comprar uma que seja excelente, este é um investimento que vale à pena. Na hora da escolha, evite as cadeiras muito grandes, chamadas de “executivas” ou “de presidente”, porque geralmente, elas não encaixam bem nas costas. As com muito estofado também não são recomendáveis porque podem te deixar longe da mesa e induzir ao sono, por serem extremamente confortáveis. Tenha atenção na sua postura: as costas devem estar sempre apoiadas no encosto, da parte superior até a curvatura; as pernas dobradas, formando um ângulo próximo a 90º e os pés apoiados no chão ou sobre um   apoiador para pés.

imagem1

Considero muito importante optar por cadeiras sem braço ou que permitam a sua remoção, pois eles impedem que o abdômen fique junto à mesa. Ao manter o abdômen junto a mesa a necessidade de curvar-se para fazer alguma tarefa diminui e obviamente, as dores nas costas também.

Não deixe de observar que a altura da mesa deve ser baixa, pois isso permite que o tampo encoste ou fique próximo das coxas fazendo com que o seu braço fique relaxado assim como seu trapézio. Isso irá evitar encurtamento de fibras musculares na região próxima do pescoço e consequentemente dores.

Como estudar em casa – Suporte para livros

Se você não tem o hábito e nem vê a necessidade de utilizar um suporte para livros durante os estudos, nós separamos dois bons motivos para mudar de ideia e reconhecer a importância desse utensílio:

  • Depois de alguns meses estudando por muitas horas seguidas, com a cabeça abaixada, lendo os materiais, a tendência é que você comece a sentir dores na nuca, que podem ser refletidas nas costas;
  • O suporte faz com que o seu olho fique na mesma distância da primeira até a última linha da página, o que contribui para que o cansaço visual não apareça e te incomode.

Suporte para livros

Por isso, não deixe de utilizar o suporte durante os seus estudos. Pode parecer bobo, mas esta é uma ótima dica de como estudar em casa e faz toda a diferença, principalmente em longo prazo.

Como estudar em casa – Escolhendo o melhor local

Na hora de escolher um lugar para os estudos, dois pré-requisitos são básicos: ser silencioso e com o menor número de interrupções externas possível. Se você não consegue encontrar essa “paz” dentro de casa, uma ótima solução é ir estudar em bibliotecas públicas. Você sabia que quando está em seu estado máximo de concentração e é interrompido por alguém lhe chamando, pelo telefone tocando ou por algum barulho, pode demorar até 25 minutos para voltar ao seu estágio anterior de atenção? Esse dado mostra a importância de estar em um ambiente tranquilo em que as distrações externas sejam as mínimas possíveis.

Bem.. Nem sempre é possível evitar o barulho, mas podemos ter ações para que ele não chegue a nosso cérebro. Houve um tempo em que pensei em fazer um isolamento acústico em meu quarto, mas o custo não coube no bolso do concurseiro aqui. Daí eu passei a buscar soluções mais econômicas. Se você é um concurseiro financeiramente normal, ou seja, sem muito dinheiro, é bom conhecer as soluções que se seguem. Eu mesmo já usei todas elas e garanto que funcionam mesmo:

Mozart ou Música Barroca

Música BarrocaOuvir música clássica ou barroca é interessante, pois pode aumentar sua concentração e impedir que ruídos externos de baixa intensidade tirem sua concentração. Mas infelizmente no longo prazo passa-se a ser inviável, pois o repertório se esgota rapidamente e elas passam a ser tornar um pouco chatas de ouvir. Essa é uma arma para ser usada em momentos certos.

Protetor IntraAuricular

Protetor IntraAuricularO que eu usei durante minha época de concurseiro foi um da marca 3M. Diminui um pouco o ruído, mas não faz milagres. Ele é bem barato e confortável.

 

Protetor Auricular Tipo Concha

Protetor Auricular Tipo Concha

O que eu usei também era da marca 3M (acho deveria ganhar comissão dessa empresa…). Ele diminui quase todo o ruído e é muito leve e confortável.

 

 

Conjunto Protetor Auricular exclusivo para Concurseiro Ninja

Isso é uma informação exclusiva e te permitirá mergulhar em um mundo totalmente isolado de ruídos externos. Como fazer isso? Uma vez adquiridos os itens acima mais um pequeno fone de ouvido que talvez tenha em casa (daqueles que vêm com celulares) siga os passos:

  1. Coloque os protetores intra auriculares;
  2. Encaixe o fone de ouvido dentro do protetor auricular em concha;
  3. Coloque o protetor auricular em concha e ajuste para o fone de ouvido não ficar desconfortável (há bastante espaço para eles e sua orelha a não ser que você seja o Mickey)
  4. Agora coloque Mozart ou alguma musica barroca;

Fazendo isso, a única coisa que ouvirá será uma canção bem leve e ao longe, que te relaxará e ainda te ajudará a ficar em um estado muito alfa.

Como estudar em casa – Organização da mesa

Ter uma mesa que lhe deixe confortável e com a atenção focada na absorção do conteúdo é imprescindível para quem passa muito tempo estudando. A desordem de uma mesa causa tensão visual, uma sensação de caos e pode resultar até mesmo na falta de motivação. Para que isso não aconteça com você, uma boa ideia é seguir os passos abaixo:

  • Não acumule vários livros e objetos em cima da mesa. Nela, você deve deixar somente o essencial, que será usado durante os estudos: suporte para livros, canetas coloridas, luminária, água e etc…
  • Antes de começar a estudar, separe e deixe à mão todos os materiais que serão utilizados. Assim, você evita ter que levantar e procurar os conteúdos, o que sempre causa desconcentração;
  • Não deixe materiais de disciplinas diferentes daquela que você for estudar em cima da mesa para não causar nenhuma confusão;
  • Para ajudar na motivação e deixar a mesa totalmente plana para escrever, coloque um tampo de vidro em cima da sua mesa. Embaixo deste vidro, você pode colocar frases que aumentem a sua energia, fotos de lugares que quer conhecer, a quantidade e o peso das questões da prova ou até mesmo o valor do salário do cargo para o qual está estudando. O importante é escrever frases curtas e que te motivem.

Como estudar em casa – Iluminação ideal

Ela não pode ser muito forte, para não arder os seus olhos, mas também não pode ser tão fraca, a ponto de te desconcentrar e causar sono. Quando possível, aproveite a luz natural, ela é sempre melhor e capaz de iluminar o ambiente indiretamente. Se utilizar uma luminária, preocupe-se em fazer com que a luz não incida diretamente sobre o material de estudo. Além disso, outra boa dica para saber como estudar em casa e com boa iluminação é evitar fazer sombra em cima do conteúdo: se for destro, coloque a iluminação vindo da esquerda e se for canhoto, da direita.

Como estudar em casa – O que fazer com tantos materiais impressos

Organize todos os seus materiais por disciplina. Os livros podem até ser colocados na mesma estante, pois são mais fáceis de ser localizados. Por outro lado, qualquer tipo de material impresso deve ser separado em diferentes pastas, gavetas ou prateleiras. Pode parecer bobo, mas aderir a este método de organização pode fazer você economizar muito tempo. Com o passar dos meses, será inevitável que se acumule uma enorme quantidade de materiais, como apostilas, resumos, provas e exercícios. E para não se perder diante de tanto conteúdo, uma boa dose de organização é fundamental. Para isso, crie pastas próprias para cada assunto (e isso vale também para a utilização do computador) e tenha disciplina para manter tudo no seu lugar.

Agora, admito que a maioria dos livros que comprei eu nunca li um capítulo. Estamos passando por uma revolução e o livro no formato tradicional passou a ser não obrigatório. Se for adepto das soluções digitais, como eu, então te oriento a organizar seus PDFs em pastas e aprender a usar todo o poder que os leitores de PDF nos oferecem, mas isso é um assunto para outro artigo.

dicas de como estudar em casaGostou das nossas dicas de como estudar em casa? Que tal compartilhar nos comentários como você vem organizando o seu ambiente de estudo e quais mudanças pretende adotar a partir de agora? Um pouco de reflexão é sempre muito bom!

Powered by WordPress. Designed by WooThemes

Acelere sua Aprovação

Descubra Técnicas Comprovadas para Acelerar sua Aprovação!

Não fazemos Spam