Como chutar em concursos

Eu não conheço nenhum concurseiro que não goste de contar com a ajuda da sorte para acertar o máximo de questões possíveis nas provas de múltipla escolha. Para chegar entre os primeiros colocados, é necessário muito estudo, concentração e determinação, mas quase sempre, entre os melhores, é o detalhe que faz a diferença. Muitos acreditam que esse detalhe seja mesmo a sorte na hora de escolher essa ou aquela alternativa nas questões de concurso em que você não esteja tão convicto da resposta certa. Porém, eu acredito que esse diferencial seja mais que sorte. Ele pode ser técnica. É isso mesmo: existem técnicas de como chutar em concursos que podem te ajudar a alcançar a aprovação. Claro que elas não devem ser usadas em 100% das questões, mas aprendê-las e adotá-las em sua estratégia pode fazer toda a diferença.

como chutar em concursos

As questões de concurso de múltipla são traiçoeiras, porque não existe meio termo. Ou está certo ou está errado; ou é falso ou é verdadeiro. Nelas, fica impossível que o estudante discorra sobre o que sabe a respeitodo tema ou fale sobre os aspectos que mais domina, por exemplo. E para piorar um pouco, elas são elaboradas justamente para confundir quem faz a prova, sendo ambíguas e muito parecidas entre si.

Para te ajudar a ter mais confiança nas questões de concurso que envolvam múltipla escolha, resolvi fazer um guia com técnicas de como chutar em concursos. Ele vai te ensinar a usar o seu raciocínio lógico, a dedução e o bom senso para escolher as alternativas corretas mesmo quando não tiver certeza.

Primeiro, com os procedimentos prévios abaixo, vamos aumentar a probabilidade de acerto

Antes de responder, leia toda a questão

Como o tempo é limitado, é muito comum que os concurseiros pulem algum trecho da questão antes de respondê-la. Para evitar deslizes bobos leia tudo na íntegra. Uma pegadinha muito comum é ter uma afirmação correta entre as opções, mas que não responde o que foi perguntado. Além disso, após ler a questão por inteiro, pense na resposta. Isso evita que você se confunda com alternativas ambíguas ou parecidas. Ah, e a regra de ler tudo vale para as respostas também, combinado?

como chutar em concursos - leia

De cara, elimine o que é obviamente incorreto

Pelo menos uma ou duas respostas nas questões de concurso estão completamente erradas. Identifique-as e risque-as na sua prova. Fazendo isso, você tem muito mais chances de escolher a alternativa certa e pára de pensar na opção que já poderia ter sido descartada.

Agora aplique as técnicas de como chutar em concursos

Aposte nas respostas com as opções que mais aparecem

Essa técnica de como chutar em concursos deve ser utilizada principalmente em questões de editais que são menos concorridos. Verifique quais são os itens que mais aparecem nas respostas e escolha aquela que apresenta o maior número de repetições.

EXEMPLO: “Quais times brasileiros já foram campeões da Libertadores da América?”

  1. Vasco e Botafogo
  2. Vitória e São Caetano
  3. São Caetano e Vasco
  4. Vasco e Ponte Preta
  5. Goiás e São Caetano

Na contagem, São Caetano e Vasco aparecem em 3 opções, cada. Os outros times, só aparecem uma vez. Logo, a probabilidade da resposta correta ser o item 3, São Caetano e Vasco, é muito alta. Entendeu como esta técnica pode ser aplicada em questões mais complexas?

Identifique as respostas politicamente corretas

As provas de qualquer concurso são feitas por uma banca formada por professores, cujo objetivo principal é ensinar. Por isso, a tendência é que as opções certas contenham elementos que as tornem politicamente corretas, educando ou passando mensagens indiretas para quem faz a prova.

EXEMPLO (CESPE/AGU – Procurador Federal – 2010):

– O meio ambiente é um direito difuso, direito humano fundamental de terceira geração, mas não é classificado como patrimônio público. ERRADO

A proteção do meio ambiente é um princípio da ordem econômica, o que limita as atividades da iniciativa privada. CERTO

Evite mudar a sua resposta

Pesquisas comprovam que a primeira escolha que fazemos geralmente é a correta. Por isso, a não ser que tenha muita certeza de que estava errado, não mude a sua resposta, mesmo que a tentação chegue. Controle-se e lembre-se dessa dica de como chutar em concursos que estou te dando agora.

Escolha a resposta mais longa

Muitas vezes, a alternativa que tem mais informações e um texto mais longo é a correta. Portanto, se não sabe qual é a resposta, escolha a mais longa, entre aquelas que você acredita que possam estar certas.

Evite marcar questões com conteúdos que você nunca viu

Se você estudou e se depara com um conteúdo sem pé nem cabeça… Que você nunca ouviu falar então a explicação é simples:
Deve ser invenção de examinador. Para dar mais aparência de verdade à sua história o examinador costumar usar de retórica para induzir mais ao erro. Agora você está avisado.

Evite questões com redação dúbia (inexata)

Se houver margem para interpretação dúbia a questão pode ser anulada e não é isso que o examinador quer. Por isso para garantir que a questão tenha sucesso o examinador toma mais cuidado ao redigir a alternativa correta do que as incorretas.
Logo, se a questão permite duplo sentido ou se as ideias não se relacionam de forma clara possivelmente não estará correta.

Preste atenção nas questões que apresentam causas e consequências

Uma maneira muito utilizada nas questões de concurso para confundir os candidatos é apresentar duas afirmações verdadeiras como se uma fosse a causa ou a consequência da outra, quando na verdade, isso não acontece. Ou seja, na hora de pensar em como chutar em concursos, mais importante do que estar atento a veracidade das informações de forma isolada, é necessário pensar se a ligação de uma com a outra é correta.

Fique de olho nas alternativas antitéticas

As opções antitéticas são aquelas que apresentam afirmações opostas. Você já se deparou com respostas completamente opostas e ficou com medo de marcar alguma das duas por serem tão diferentes entre si? Acabou escolheu a que não era tão extrema? Pois saiba que, normalmente, seguir este comportamento irá resultar na escolha errada. Quando alternativas tão diferentes entre si aparecem na prova, pode anotar: a resposta correta é um dos extremos.

Questões parecidas

É normal o examinador criar uma alternativa correta e para confundir o candidato, criar uma alternativa semelhante. Então, ocorrendo alternativas muito semelhantes, a correta é uma das duas possivelmente.
Para descobrir qual é a alternativa correta, compare as que parecem certas e preste muita atenção nos detalhes.

Conheça a cara do gabarito

Você já deu uma olhada no gabarito das últimas provas do concurso que vai prestar? Pois é, pode parecer bobagem, mas na hora de saber como chutar em concursos isso pode te ajudar. Vá para a prova sabendo se as letras com as alternativas corretas são distribuídas igualmente ou se existem muitas discrepâncias entre uma letra e outra. Possivelmente, esse comportamento da banca irá se repetir durante a próxima prova, portanto, ter essa noção pode ser um diferencial na hora de escolher uma ou outra opção.

questões de concurso gabarito

Ovelha negra

De alguma forma, muitas vezes, a opção correta difere de todas as outras. Isso acontece porque é comum que após escolher a afirmativa correta para a questão, a banca falseie as outras quatro opções de maneira parecida, seguindo um mesmo padrão. Não tenha medo de escolher a respostas que se destaque como completamente diferente das outras, porque possivelmente, ela é a ovelha negra e está correta.

EXEMPLO: “Qual substantivo não é feminino?”

  1. Bolsa
  2. Gargantilha
  3. Pulseira
  4. Caminhão

Como você pode observar, os itens 1, 2 e 3 apresentam uma relação lógica, fazem parte do mesmo grupo de acessórios femininos. A opção 4 é a única em que acontece uma disparidade, ou seja, ela é a ovelha negra, a correta.

Redobre a atenção nas questões inclusivas e exclusivas

As questões de concurso que permitem exceções e usam palavras inclusivas como “a princípio”, “predominantemente”, “em geral” “pode ser” geralmente são corretas. Por outro lado, quando uma resposta é exclusiva e muito forte, ela tende a ser incorreta. Algumas das palavras-chave para identificar este segundo tipo são “nunca”, “sempre”, “jamais”, “obrigatoriamente”, “de modo nenhum”, “garante” e etc.

EXEMPLO INCLUSIVO (BB 2 2007)

– O IOF pode incidir sobre operações de crédito, de câmbio, de seguro e com títulos ou valores mobiliários. CERTO

– Vendorfinance é um tipo de financiamento a vendas no qual a empresa utiliza seu crédito para incrementar o prazo do cliente sem onerar o caixa. Em geral, há beneficio fiscal pela redução no preço da mercadoria. CERTO

EXEMPLO EXCLUSIVO (BB 2 2007)

– O Código de Defesa do Consumidor, considerado legislação avançada para o comércio convencional, mostrou-se totalmente inadequado para abranger as novas modalidades de transação comercial possibilitadas pelo advento da Internet. ERRADO

– Para se selecionar todo o texto em edição contido na janela mostrada, é suficiente aplicar um clique duplo em qualquer uma das palavras do texto. ERRADO

Inversões

Outra forma comum de confundir os concurseiros na hora da prova é associando conceitos verdadeiros com outras afirmações, invertidamente. Para não cair nessa pegadinha, é preciso muita atenção e conhecimento da técnica de como chutar em concursos.

EXEMPLO (CESPE – BB2 2007 – PROVA MARRON)

– A sociedade distribuidora de títulos e valores mobiliários pode operar diretamente no ambiente físico da bolsa de valores, enquanto a sociedade corretora de títulos e valores mobiliários não pode.

Percebeu como o examinador simplesmente trocou as palavras “distribuidora” e “corretora” de lugar, invertendo a sua ordem e tornando a afirmativa incorreta?

Batata podre – Repare nos detalhes

É comum que para tornar uma resposta incorreta, o examinador coloque uma parte falsa, geralmente no final, em um trecho completamente certo. A parte errada invalida todo o resto.

EXEMPLO: “Marque a alternativa correta sobre o catolicismo”

  1. Em linhas gerais o Catolicismo é uma doutrina intrinsecamente ligada ao Judaísmo. Seu livro sagrado é o Alcorão, dividido em Velho Testamento e Novo Testamento que corresponde ao período anterior nascimento de Jesus.
  2. O catolicismo baseia-se na crença de que Buda é o Messias, enviado a Terra para redimir a Humanidade e restabelecer nosso laço de união com Deus, a Igreja hoje tem seu centro no Vaticano e é comandada pelo Papa.
  3. O catolicismo é a vertente do Cristianismo mais disseminada no mundo.
  4. A recompensa máxima esperada pelo fiel católico é a salvação da sua alma, que após a morte adentrará ao Paraíso e lá gozará de descanso eterno, junto à Deus Pai, dos santos e de seu filho amado que morreu enforcado para nos salvar. 

Casca de banana – Cuidado com as armadilhas

Essa é aquela questão que derruba os concurseiros mais desavisados e desatentos. Para confundir, uma verdade que não pode ser interpretada por meio do texto citado ou ainda uma mentira que é tida como verdade por muitos, são as formas preferidas de levar quem está fazendo a prova ao erro. A opção que apresenta alguma dessas características costuma ser a letra “a” para induzir ainda mais pessoas a marcarem a alternativa incorreta. Por isso, fique muito atento e lembre-se da primeira regra deste guia de como chutar em concursos: leia toda a questão da prova.

Com essas dicas, com certeza, as suas chances de saber como chutar em concursos na hora em que bater a dúvida bater, aumentam bastante. Porém, é importante que você entenda que essas técnicas devem ser usadas somente nas questões que te deixarem confuso, o que deve acontecer apenas em uma pequena parte das perguntas de múltipla escolha. Ou seja, se precisar recorrer a estas dicas durante quase toda prova, algo está indo errado durante os estudos, certo?

Você conhecia as técnicas de como chutar em concursos? Já as utilizou em alguma prova?  

  • ARMANDO AFFONSO FILHO

    A ALTERNATIVA CORRETA SOBRE O CATOLICISMO É A DE Nº 3 OK

Powered by WordPress. Designed by WooThemes

Acelere sua Aprovação

Descubra Técnicas Comprovadas para Acelerar sua Aprovação!

Não fazemos Spam