Como aprender a estudar com o Método SQ3R

No inglês, SQ3R significa “survey”, “question”, “read”, “recall” e “review”. Em bom português, o método pode ser traduzido como “pesquisar, questionar, ler, relembrar e revisar”. Essa fórmula mágica de como aprender a estudar já vem sendo muito utilizada no meio acadêmico americano, como forma de estudo e para memorização de conteúdos. Aos poucos, ela vem ganhando espaço no mercado brasileiro, principalmente entre os concurseiros, que precisam memorizar uma grande quantidade de conteúdo em um curto espaço de tempo.

O método sq3r foi desenvolvido por Francis Pleasante Robinson em 1946, com o objetivo de ajudar seus colegas a terem um melhor desempenho nos estudos. Apesar de ter sido criado há mais de 50 anos atrás, ele parece ser mais atual do que nunca e pode ser adaptado a diferentes situações que envolvam o aprendizado.
Mas vamos focar nos concursos públicos. Atualmente, é muito fácil achar materiais que te mostrem como aprender a estudar: livros, artigos, apostilas, ebooks, vídeo aulas… Mas entre tanta informação, o mais difícil é encontrar uma forma efetiva de lembrar tudo o que você precisa. E é justamente aí que o método SQ3R entra: ele vai te ajudar a fazer isso. Saiba como usá-lo no dia a dia:

Passo 1 de como aprender a estudar: PESQUISE

Comece dando uma olhada geral no material de estudo selecionado para decidir se ele vai ser realmente útil e para obter uma visão geral do tema. Fique atento aos elementos tipográficos do texto, como itálico, negrito, subtítulos e caixa alta. Estes, na grande maioria das vezes, apontam para palavras ou ideias que são importantes. Por último, explore as imagens, gráficos ou diagramas que são incorporados no texto para ter mais pistas a respeito do tópico.
Use isso para decidir se o material escolhido vai dar a informação que você está procurando. Se ele não atender às suas necessidades, não perca tempo e procure uma fonte de informação diferente.

Passo 2 de como aprender a estudar: QUESTIONE

Anote todas as perguntas que você possa ter sobre o assunto que será tratado. Estas podem ser as questões que o levaram a ler ou aquelas que surgiram durante a sua pesquisa. Também reflita sobre qual é o seu objetivo com cada leitura em específico: O que você precisa descobrir? O que você está mais interessado em aprender? Como esta informação pode ajudá-lo?
Quando você ativa o seu poder de questionamento, sua mente é envolvida e preparada para a aprendizagem, te tornando muito mais propenso a reter a informação.

Passo 3 de como aprender a estudar: LEIA

Agora leia o material com atenção, uma parte de cada vez. Anote qualquer coisa que não entender para explorar em estudos futuros. Mantenha-se focado criando uma pergunta a ser respondida após ler cada título ou subtítulo. Por exemplo, você pode transformar o subtítulo, “Princípios e Direitos Fundamentais expostos na Constituição Feferal” na pergunta: “Quais são os Direitos Fundamentais apresentados na Constituição?” e só passar para a próxima parte do texto ao respondê-la mentalmente.

Passo 4 de como aprender a estudar: RELEMBRAR

Uma vez que você leu sobre determinado conteúdo, o próximo passo é garantir que ele fique guardado na sua mente. Identifique os pontos importantes e pense em como outra informação se encaixa em torno deles. Depois, volte para as questões elaboradas na etapa 2 e tente respondê-las de memória. Resumos, paráfrases e principalmente mapas mentais podem ser muito úteis para te ajudar a fixar o conteúdo.

Passo 5 de como aprender a estudar: REVISE

Uma vez que você pode relembrar a informação, você pode começar a analisá-la.
Em primeiro lugar, releia o texto original ou as suas notas. Isto é especialmente importante se você não se sentir confiante em relação à informação aprendida.
Uma ótima maneira de revisar é discutindo o material com outra pessoa. Explique o que você acabou de aprender da forma mais completa possível e faça o seu melhor para colocar as informações em um contexto significativo.
Por fim, programe revisões regulares do material para mantê-lo sempre fresco em sua mente. Faça isso depois de uma semana, depois de um mês, e depois de vários meses – isso ajuda a incorporar o conteúdo em sua memória de longo prazo.

Você já conhecia este método? Que tal aplicá-lo no seu dia a dia de estudos e deixar a sua opinião sobre a sua efetividade nos nossos comentários?
E aí? O Método SQ3R funciona ou não funciona para você?

Powered by WordPress. Designed by WooThemes

Acelere sua Aprovação

Descubra Técnicas Comprovadas para Acelerar sua Aprovação!

Não fazemos Spam