10 motivos pelos quais você deve fazer exercício físico

“Mente sã, corpo são”, a famosa citação latina criada pelo poeta romano Juvenal nunca esteve tão em alta. Fazemos parte de um mundo que se conscientiza cada vez mais da importância do movimento para a saúde do corpo e da mente. Por vezes, os concurseiros ainda se esquecem dessa lógica e só pensam em estudar. E eu entendo. Quebrar uma rotina e dar o primeiro passo para sair da vida sedentária é o mais difícil. Mas tenha uma certeza: se você conseguir, não vai se arrepender. Praticar exercícios físicos de forma regular tem muito mais relação com os seus estudos do que você pode imaginar. E o único jeito de comprovar a minha teoria, é testando-a. Selecionei 10 bons motivos pelos quais você deve começar a fazer um exercício físico o mais rápido que puder:

1) Diminuiçãodo stress: de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), aproximadamente 90% da população sofre com o stress, que já é considerado uma epidemia global. Nós sabemos que a rotina de quem está na luta por um cargo público não é nada fácil e por si só, já é estressante. Encontrar uma atividade física que você gosta e praticá-la com regularidade irá te deixar mais relaxado e diminuir os seus níveis de stress.

2) Alívio da ansiedade: concurseiros são ansiosos por natureza. Sempre estão à espera do próximo edital, do gabarito ou do resultado daquela prova que vale o cargo tão sonhado. Uma ótima maneira para aliviar a ansiedade é exercitando-se.

homem ansioso

Com as atividades físicas você preenche o seu tempo livre fazendo algo bom para a sua saúde e mente, e por algumas horas, esquece dos concursos públicos. Ter esse tempo disponível para outras atividades vai te transformar em um estudante muito mais concentrado e menos ansioso.

3) Combate às dores lombares e cervicais: é muito comum que com o passar dos meses de preparação, os concurseiros comecem a sentir dores lombares e na cervical. Você sofre com esses incômodos constantes? Pois é. Com uma rotina pesada de estudos, é difícil evitar alguns erros de postura e muito fácil passar longas horas na mesma posição. Assim, as dores são inevitáveis. Os exercícios funcionais podem minimizar ou até mesmo acabar com as suas dores e te ajudar na melhora da postura. Caso queira uma solução mais caseira, aposte nos abdominais para fortalecer a musculatura lombar e nos alongamentos para melhorar a saúde da coluna cervical.

4) Aumento da produção de endorfina: quando estamos praticando alguma atividade física, nosso corpo produz uma substância chamada endorfina, também conhecida como o “hormônio do bem estar”.

bem estar

Ela é um analgésico natural que faz você se sentir melhor e mais animado para fazer outras coisas. Estudar se sentindo mais tranquilo, calmo e disposto é bem melhor, não é mesmo?

5) Controle do peso: você quer estar com 10 quilos a mais na hora em que for empossado(a)? E não adianta responder “não” e continuar parado. Muitas vezes, acabamos descontando a frustração ou a ansiedade na comida. Além de minimizar a ansiedade, como você já viu no tópico 2, obviamente, os exercícios físicos também te ajudam no controle do peso. Fora isso, uma rotina que envolva esta prática acaba tornando-se mais saudável e muitas vezes, o cuidado com a alimentação acaba sendo feito de forma até natural.

6) Melhora na qualidade do sono: a prática de uma atividade física é mesmo capaz de melhorar a qualidade do seu sono. E dormindo melhor, é claro que você irá acordar mais disposto, fazendo o estudo render mais. Fisiologicamente falando, os exercícios diminuem o seu número de despertares durante a noite, fazem com que você demore menos tempo para dormir, aumentam o percentual de sono REM (fase dos sonhos, em que ocorre a restauração da parte cognitiva) e torna o sono NREM, responsável pelo restabelecimento da parte física, mais profundo.

7) Minimiza o sentimento de privação: a fase de estudos em busca da aprovação é cheia de restrições e privações. É normal que você tenha esse sentimento, mas saiba que ele pode ser minimizado com a prática de uma atividade física, já que um tempo irá ser separado para realizar algo diferente, que fará você sentir-se bem.

8) Aumento da concentração: é consenso geral que na hora dos estudos, a concentração é fundamental. Mas você sabia que a prática diária de pelo menos 30 minutos de exercícios físicos pode aumentá-la em até 15%? Por isso não se sinta culpado em parar de estudar para fazer o seu exercício, esse tempo será muito bem recompensado quando você conseguir ter um rendimento melhor na frente dos livros.

9) Contato social: muitos concurseiros estudam em casa e por conta própria. Por vezes, esse “isolamento” pode acabar fazendo você sentir falta de ter contato com alguém no dia a dia, afinal, somos seres extremamente sociáveis. Sair de casa para ir até a academia ou até o grupo de corrida, por exemplo, vai fazer você deixar a sua realidade de lado por algum tempo e te proporcionar o encontro com outras pessoas. Aproveite, pois bater um bom papo é sempre uma ótima alternativa para relaxar, certo? E se ele vier acompanhado de um exercício físico que você goste, é melhor ainda…

corrida

10) Maior qualidade de vida: aumento do fortalecimento muscular, diminuição das dores, maior sensação de bem estar, melhor preparo físico… Tudo isso somado irá fazer a sua qualidade de vida aumentar consideravelmente. Tendo a consciência de todos os benefícios que a realização diária de uma simples atividade física pode trazer para a sua vida, fica impossível não se motivar para começar. Deixe a preguiça de lado e dê o primeiro passo!

Para ter um resultado melhor, experimente diferentes tipos de exercícios e esportes para saber qual você realmente gosta e não desista até encontrar um que, realmente, te faça bem. Se quiser começar em casa, uma boa é exercitar-se em uma bicicleta ergométrica, fazendo abdominais ou alongamentos enquanto ouve uma vídeoaula. Se for um tema que você já tem conhecimento, o aprendizado pode ser absorvido durante o exercício.

E você? Já tem uma rotina de exercícios físicos estabelecida ou vai criá-la depois de ler este artigo? Eu quero te conhecer! Compartilhe a sua história nos nossos comentários!

  • André Asa

    Valeu NInja! Ótimas dicas! Realmente, como os Exercícios ajudam a sentirmos Melhor nessa longa jornada dos concursos, não é mesmo!? rs. Eu vinha fazendo longas caminhadas, seguidas de curtas corridas… rs E sei que está na hora de voltar… Caminhadas, corridas e bicicleta realmente é o melhor… Pelo menos pra mim né… rs Abraço e que Deus Abençoe a Todos!

    • Alex Dias Dos Santos

      Opa André… Parabéns pela ATITUDE.
      Houve uma vez que precisei fazer fisioterapia por causa de dores nas costas devido ao excesso de trabalho sentado. Quando comecei a estudar, para evitar que isso ocorresse novamente, eu fazia musculação no final da tarde com foco em abdominais. Isso evitava dores nas minhas costas e aumentava minha Energia Positiva.

      • André Asa

        Valeu Alex! Verdade! Ajuda mesmo! Agora tenho voltado a caminhar e logo recomeço a correr… Abração e fique com Deus!

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